quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Rioeduca.net


Terça-feira, 01/09/2015

Passa ou Repassa?

Tags: 6ªcre.



Durante a Semana da Saúde na Escola, a professora Cláudia Valéria, do CIEP Doutor Adão Pereira Nunes, realizou com os alunos o jogo Passa ou Repassa. Vamos ver como tudo aconteceu?

Os brinquedos e jogos são reconhecidos por educadores como fator importante na educação, uma vez que o brinquedo é oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e aprimora habilidades.

A ludicidade é, portanto, indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. É por isso que a professora Cláudia Valéria Borges, do CIEP Adão Pereira Nunes, não abre mão dos recursos lúdicos em suas aulas.

Segundo a professora Cláudia Valéria, educar é uma arte que, muitas vezes, deve ser moldada para que se torne mais prazerosa. Para essa finalidade, os docentes, que também são artistas, fazem mil e uma peripécias para encher a própria bagagem e a de seus alunos de conhecimento.

Diante disso, a equipe do CIEP Doutor Adão Pereira Nunes inventou várias atividades lúdicas para serem desenvolvidas com os alunos: Escritores do Futuro, Árvore da Sabedoria, Big Brother da Matemática, Passa ou Repassa da Educação entre outras.

Alunos Wiliace Silva almeida e Ruam Vinicio Silvestre.

Na Semana da Saúde na Escola, mais precisamente no dia 20 de maio, aconteceu a Gincana da Saúde, projeto pensado pela diretora Michelle Dantas e realizado por toda equipe. Esse projeto proporcionou ótimas atividades envolvendo a alimentação saudável.

Em uma das atividades propostas, o aparelho utilizado na brincadeira Passa ou Repassa foi citado, e a equipe resolveu utilizá-lo em várias brincadeiras. A professora Cláudia Valéria não perdeu tempo e resolveu levá-lo para a sua sala de aula a fim de fazer disputas entre os alunos do 5º ano, incrementando as aulas e motivando as crianças por meio da ludicidade.

A professora dividiu os alunos da turma 1502 em duas equipes que foram selecionadas por ela. Uma semana antes da realização da brincadeira, ela lançou os temas para que os alunos pudessem estudá-los.

Alunos Cláudio Emanuel Marim da Silva e Marcelo Mercês Marques.

No dia marcado, a turma participou de forma animada da disputa, que foi bastante amigável. As perguntas eram lançadas para cada dupla, e o aluno que batesse primeiro no botão teria o direito à resposta. Caso a dupla não soubesse responder, a professora abria para o resto da turma.

Na disputa em questão, foram abordados conceitos de multiplicação, divisão e operações com frações. Os alunos estavam muito estimulados, pois a equipe vencedora iria ao CCBB degustar a exposição de Pablo Picasso. Esse “pequeno” incentivo deu um gás maior nos alunos, que se empenharam muito no jogo. Foi um verdadeiro sucesso!

Diante de tudo que fora relatado, pode-se dizer, sem sombra de dúvida, que o lúdico é muito importante para uma melhoria na educação e no andamento das aulas, provocando uma aprendizagem significativa, que ocorre, gradativamente e inconscientemente, de forma natural.

Alunas Rafaela Yasmim Mourão Melo e Latícia Silva Almeida.

Parabéns, professora Cláudia Valéria, por sua competência, força de vontade, disponibilidade, seriedade e criatividade para criar em sua sala de aula e tornar as aulas mais prazerosas! O jogo é o mais eficiente estimulador de inteligências e merece a nossa atenção! É um orgulho tê-la na 6ª CRE. 

Quer ter o seu trabalho publicado no Portal Rioeduca? Entre em contato com a professora representante de sua CRE. Será um prazer ter as suas experiências aqui! Até a próxima, pessoal!

Quer saber um pouco mais sobre o trabalho da professora Cláudia Valéria? Entre em contato com o CIEP Doutor Adão Pereira Nunes!
Av. Brasil, 18476 – Irajá, RJ
Telefone: 3372-5440
E-mail:ciepadao@rioeduca.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário