terça-feira, 30 de outubro de 2012

Momento: Poemas dos Escritores do Futuro


Acari

Bairro do Rio de Janeiro,
Lugar de tristeza e felicidade
Lugar de labuta e luminosidade.

Acari é lugar de tristeza
Mulher de bandido apanha
E é chamada de nomes ruins,
Mulheres bonitas se acabando
Pelos bandidos traficando
A vida vão levando,
E a sua hora vai chegando...

Mas Acari também é lugar de felicidade
As crianças cantam para se alegrar
Enquanto vão no IAPC
Pegar manga, milho e banana
Para a fome disfarçar.

No mercadinho as coisas são bem baratinhas,
Para o pobre é muito bom
Porque economiza o dinheiro do pão.

No CEASA tem trabalho para a comunidade
Tem alho, tem legumes e frutas espalhadas pelo  chão
Tem gente que não tem comida em casa
E vai lá pra catar para fazer um bom sopão.

A Feirinha de sábado é muito agradável
É uma mistura de sons, sabores e brincadeiras
Comidas típicas e caipirinha de limão.
É uma sensação!

Acari é perto da Avenida Brasil,
Que ficou tão famosa que virou nome de novela
Esse é o meu lugar, tão pequeno no meu Rio de Janeiro
Mas com um coração tão grande que cabe o mundo inteiro.

                                                                  (KarolO.)



Onde eu vivo

Onde eu vivo é cercado de rima
Onde eu vivo é cercado de gíria
Onde eu vivo?
É na comunidade de Acari.

Pássaros cantando
As flores desabrochando
Parece até conto de fadas,
Mas entra o caveirão
E parece filme de terror.

Aqui é cercado de criminalidade
A polícia não faz nada
Enquanto o ladrão assalta a comunidade.

Onde eu vivo não é só sofrimento
As crianças vão para o Adão
Soltar pipa e jogar bola.
É a maior felicidade!

No nosso Adão podemos sonhar
Sonhar com um mundo igual
Sonhar com um mundo sem dor.

André


O lugar onde eu vivo

A cidade onde eu vivo
É o Rio de Janeiro,
Aqui é muito bom
Porque a alegria vem primeiro.

O lugar onde eu vivo
É cheio de emoção,
Porque as pessoas com quem convivo
Tem alegria no coração.

O lugar onde eu vivo
Tem o som do canto dos pássaros,
E das crianças que aqui habitam
Só querem beijos e abraços.

O lugar onde eu vivo
Atrai o meu coração
Tem um cheiro de amor...

Na casa onde moro
Tem um grande muro.
A minha turma tem o nome
De Escritores do Futuro.

Thiago Rodrigues Ramos de Moraes



O lugar onde vivo

O lugar onde eu vivo
Não tem escravidão
Porque lá ninguém
Gosta disso não.

O lugar onde eu vivo
Tem fantasia
O lugar onde eu vivo
Tem muita alegria.

O lugar onde eu vivo
Tem amor e nunca tem dor.

O lugar onde eu vivo tem união
E isso eu gosto de montão.
Também tem alguma confusão,
Mas pra isso eu não ligo não.

O lugar onde eu vivo
É a favela
E eu gosto muito dela.

O lugar onde eu vivo
Tem esperança
O lugar onde eu vivo
Tem criança.

O lugar onde eu vivo é maneiro
Porque sou brasileiro,
Tenho samba no pé,
Tem também a alegria do Carnaval,
E muita gente legal.

O lugar onde eu vivo
Fica perto do Irajá e é lá que vou ficar
Porque lá é meu lugar.
O lugar onde eu vivo
é Acari.

Kaylane



Quando eu abro a janela

Quando o sol começa a brilhar
Abro a janela
E vejo a favela.

Quando o sol começa a brilhar
Abro a janela
E entra a primavera.

Quando o sol começa a brilhar
Abro a janela
E entra um sonho
Que todos na favela
Tenham uma vida melhor.

Quando o sol começa a brilhar
Abro a janela
E vejo briga e violência.
Crianças entre tiroteios,
Crianças entre as drogas.

Quando o sol começa a brilhar
Abro a janela
Lavo o quintal
Corre um vento tão bom
Que me enche de inspiração
E me faz esquecer as tristezas do coração.

Thaisa



 O lugar onde eu vivo

Existe tanta gente morando na rua.
Existe tanta criança sem os pais.
Temos que ser mais solidários, mais gentis.
Temos que ajudar o próximo, ser mais humildes.

Tem gente que não é legal
Não gosta de ajudar o próximo
Gente egoísta que quer tudo pra si.
Mas tem gente que ajuda
Não importa o problema, está sempre ali.

Essas pessoas são gentis
Não querem tudo pra si,
Sempre partilham o que tem
E isso é importante pra mim.

Roberto




O lugar onde eu vivo

Meu Brasil é tão bom
Que aperta meu coração!
Meu Rio é bom e muito legal.

Eu nasci no Rio, eu nasci na terra,
eu nasci num lugar chamado favela.
O lugar que eu moro não é bom,
Mas é melhor morar lá do que no lixão.

Minha vida é assim,
É louca
Como o pássaro que voa.

O lugar onde vivo em tiroteio
Eu queria mudar pra ficar muito maneiro.

Na escola eu tenho amigos
Eu estudo no Adão
Lá não tem tiroteio
E eu aprendo de montão.

Marcos Felipe



O lugar onde eu vivo

O lugar onde eu vivo
A minha favela era bela,
Entrou o preconceito e acabou com ela,
Deixando de ser a minha favela.

Na minha escola tem alunos,
Que se acham e melhor ser pobre,
Do que deixar de ser nobre,
E brincar com a sorte.

O lugar onde eu vivo,
Tem gente que pede esmola,
Porque não tiveram oportunidade de estudar numa boa escola,
Prefeitos e governadores,
Vamos mudar a realidade,
Fazer gente de verdade.

O lugar onde eu vivo
Era uma beleza,
Quando todo mundo ajudava
A natureza.

Karoline










Nenhum comentário:

Postar um comentário